| Início

| Edições anteriores

| Fred Schneiter

| Luis Carlos Barbieri

| Amigos da Mostra - Como participar?

| Programa

O CD “Duo Barbieri-Schneiter Arquivo: Bach e Mozart” e os 10 ano de AMIGOS DA MOSTRA

 

Ao reunir gravações de concertos na Sala Cecília Meireles (1988), no então Auditório Guiomar Novaes (1992) e gravação no Teatro da Aliança Francesa da Tijuca (1991), o quarto CD do Duo Barbieri-Schneiter, intitulado Duo Barbieri-Schneiter Arquivo: Bach e Mozart, apresenta material inédito, com as transcrições de Fred Schneiter, para dois violões. Este repertório não foi gravado pelo Duo nos CDs anteriores e é a primeira vez que serão lançadas, comercialmente, gravações do Duo Barbieri-Schneiter ao vivo.

Por este motivo, A 13º edição da Mostra será dedicada aos duos, em formações das mais variadas possíveis: Duo a Zero, Duo Buena Yunta e Duo Maia (violões de 6 cordas), Guanduo (violões de 7 cordas), Duo de Guitarras Românticas, Duo Cancionâncias (violão e canto) e Duo Ritmata (violão e flauta). A combinação rara se dá com a guitarra romântica e os incomuns flageolet francês e csakan, apresentada pelo The Biedermeiers, que lança no evento seu primeiro CD. O tradicional convidado latinoamericano, deste ano, é o Duo Buena Yunta, formado pelos violonistas argentinos Pablo Uccelli e Sebastián Sierra.

Neste ano também completamos 10 anos da formação do grupo AMIGOS DA MOSTRA, que mantém a atividade ininterrupta da Mostra e Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter com recursos próprios, sem burocracias, e provando o ditado popular: a união faz a força.

Não podemos esquecer também do centenário de nascimento do violonista e compositor Dilermando Reis (22/ 09/1916 - Guaratinguetá/ SP) um nome fundamental para a mudança de status e o desenvolvimento do violão no Brasil.

 

Fred Schneiter e suas transcrições para dois violões

Há 15 anos, no dia 05 de maio de 2001, nos deixava, precocemente, o compositor e violonista baiano Fred Schneiter.
Além de uma obra de grande importância, composta principalmente para violão solo e para dois violões, Fred Schneiter também deixou um precioso legado de transcrições para dois violões, executado exaustivamente pelo Duo Barbieri-Schneiter em seus concertos. Desde então, este repertório não foi tocado, gravado ou editado.

Além da Toccata BWV 914, Partita BWV 826 e a Sonata KV 331 de Mozart, obras que fazem parte do novo CD do Duo Barbieri-Schneiter, Fred Schneiter transcreveu outras obras de J. S. Bach, D. Scarlatti e A. Vivaldi.

Atestam a qualidade de suas transcrições, críticas de nomes como Sérgio Abreu e Turíbio Santos, referentes ao concerto do Duo Barbieri-Schneiter na Sala Cecília Meireles, em 23/09/1988.

“Chamou-me a atenção, inicialmente, o alto nível do repertório apresentado, tendo incluído, entre outras, composições dos próprios recitalistas, de grande interesse violonístico, bem como uma excelente transcrição da Partita em Dó menor (escrita originalmente para teclado) de J. S. Bach....” (Sérgio Abreu)
 
“... Os jovens violonistas trazem em sua bagagem musical excelentes transcrições suas, igualmente originais, e obras de sua própria autoria...”
(Turíbio Santos)

A capacidade criadora de Fred Schneiter, seja como intérprete ou compositor, está presente em suas transcrições, desde a cuidadosa escolha do material a ser trabalhado e as soluções criativas para sua realização.

Em menos de duas décadas, Fred Schneiter ingressou em um seleto grupo de violonistas compositores. No Concurso de Composição do I Ciclo de Violão, realizado pela AABB, em São Paulo, em 1991, ele foi o vencedor com sua obra para dois violões, Fantasia 521. Ele foi o único concorrente do concurso, entre tantos nomes de destaque, a ter duas músicas selecionadas para as provas públicas. A outra música selecionada foi Onde Andará Nicanor? para violão solo.

Fred Schneiter nasceu em Salvador/ Bahia, no dia 03 de outubro de 1959.

 

CREDITOS

Direção Musical: Luis Carlos Barbieri
Projeto Gráfico: Charmaine Barbosa
Assistente de Produção: Alisson Freire
Website: Adriana Ballesté

www.luiscarlosbarbieri.com.br
www.interkit.com.br/mostrafred
amigosdamostra@gmail.com

REALIZAÇÃO AMIGOS DA MOSTRA

IMPRESSÃO ZIT

CONTATOS
Luis Carlos Barbieri (Diretor da Mostra)
amigosdamostra@gmail.com
Tel.: (21) 2451-5605 / 8308-3337

Sala Cecilia Meireles

Espaço Guiomar Novaes

Rio de Janeiro, 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2016

apoio

                    ZIT